O projeto arquitetônico do Catuaí Maringá foi criado com foco na sustentabilidade. Toda a área construída tem grandes claraboias, o que garante o aproveitamento da luz natural em praticamente todo o shopping. O consumo de energia elétrica também é reduzido com o uso de lâmpadas LED.
A mesma tecnologia de iluminação em LED também passou a ser usada a partir de 2018 no estacionamento. Com uma luz mais forte e ao mesmo tempo mais econômica, o sistema garante um conforto maior aos visitantes na hora de estacionar e caminhar até o interior do shopping.
Outro diferencial do projeto do Catuaí Maringá foi a previsão do reuso de água da chuva. Com o mecanismo, a água que cai no telhado do shopping é captada e levada até uma central de tratamento, onde é armazenada. Posteriormente, a água é reutilizada nos vasos sanitários e na irrigação dos jardins do empreendimento.
Outra preocupação da administração do Catuaí Maringá é com os resíduos. Por todo o shopping, há lixeiras que incentivam a separação dos materiais orgânicos e reciclados. O mesmo é trabalhado na praça de alimentação, onde o shopping incentiva aos visitantes a fazer a separação.
Depois do recolhimento em todas as lixeiras, o material é encaminhado para uma equipe especializada na triagem e separação dos materiais. Apenas de papelão, plásticos, latinhas de alumínio e outros recicláveis, são cerca de 18 toneladas mensais recolhidas. O material é todo encaminhado à reciclagem.
Resíduos como pilhas e lâmpadas também são separados e recebem a destinação correta. Por serem contaminantes, estes resíduos precisam ter uma reciclagem especial ou serem levados a aterros industriais.
O shopping também paga pelo recolhimento e a destinação final dos resíduos orgânicos e rejeitos. A preocupação é que a destinação seja sempre a mais correta e sustentável.